clube de vinhos makro

De forma simples, pode-se definir vinho como uma bebida alcoólica elaborada a partir da fermentação do sumo da uva. No entanto, a principal curiosidade prende-se com o facto de que a maioria do vinho é feito com uvas especiais, diferentes daquelas que encontramos na mercearia. Na produção do vinho, as uvas utilizadas são mais pequenas, mais doces, têm peles espessas e contêm sementes.

Nesse sentido, os vinhos podem ser elaborados com apenas um tipo de uva, sendo conhecidos como varietais ou monocasta, ou com uma mistura de duas ou mais variedades de uva, também conhecido como mistura ou blend.

Curiosidade: Sabia que em todo o mundo, existem mais de 1.300 variedades de uva de vinho utilizadas na produção comercial?

Para compreendermos melhor o vinho, é importante pensarmos nele não apenas como um simples fermentado de uvas. Há inúmeros fatores (tipos de uvas, solos, climas, processos) que influenciam diretamente o seu visual, aromas e sabores. E é por isso que, felizmente, temos à disposição diversos tipos de vinho, elaborados em todo o mundo através de diferentes métodos, com os mais variados preços e que agradam desde paladares mais simples, aos mais exigentes.

TIPOS DE VINHO: um universo de possibilidades e sabores

Espumantes

Para ganhar a sua efervescência característica, as conhecidas bolhas, o vinho espumante passa por um processo conhecido como segunda fermentação, que proporciona uma maior concentração de dióxido de carbono (CO2) à bebida. Por ser especial, o espumante é o vinho perfeito para momentos de celebração.

Vinhos Brancos

  • Brancos leves - Estes vinhos são habitualmente secos, de corpo leve e fáceis de beber. Por isso, são perfeitos para acompanhar com a maioria dos alimentos.
  • Brancos encorpados - Os vinhos brancos encorpados são de sabor rico e suave com uma cremosidade subtil. O que os torna diferentes dos vinhos brancos leves é o envolvimento de técnicas especiais de vinificação, como a utilização do envelhecimento em carvalho, ou contacto com as borras (bâtonage);

Vinhos Rosés

O vinho rosé ganha a sua belíssima cor rosada, que pode variar desde o coral pálido até o púrpura intenso, devido a um processo de vinificação específico. Este tipo de vinho segue o método de produção dos vinhos tintos, mas as uvas ficam em contacto com o vinho apenas durante um curto período de tempo.

Vinhos Tintos

  • Leves - O vinho tinto de corpo leve tem tipicamente cor pálida e um tanino muito leve. Por esta razão, os vinhos tintos leves são alguns dos vinhos mais cobiçados do mundo.
  • Médios - Os vinhos tintos médios oferecem toneladas de sabor com um equilíbrio de acidez, o que os torna compatíveis com uma grande variedade de alimentos.
  • Encorpados - Os vinhos tintos encorpados são os mais escuros e os mais tânicos de todos os vinhos tintos. O tanino pode parecer estranho e amargo, mas o tanino do vinho liga-se às proteínas da nossa saliva e tem um efeito de limpeza no paladar. É por isso que um vinho tinto ousado emparelha tão maravilhosamente com um suculento bife.

Vinhos Fortificados

Os vinhos fortificados, também conhecidos como vinhos licorosos, são feitos quando se adiciona aguardente de uva a um vinho. A maioria dos vinhos fortificados são mais elevados em teor alcoólico (cerca de 17-20%) e são geralmente doces.

< Voltar